As origens do grupo podem
ser datado por volta de 1962, quando dois jovens cantores nascidos em Kingston
Jamaica “BB” Harris Seaton (nascido em 03 de setembro de 1945) e Winston Delano
Stewart (nascido em 5 de janeiro, 1947) uniram-se para formar o duo vocal,
Winston & Bobby. Seaton já tinha feito sua estréia em disco, dois anos
antes, o corte de 'Only You' para o podutor
Coxson Dodd, enquanto Stewart passou o tempo cantando com o quarteto
vocal, Aces of Rhythm, que também
incluiu nomes como Richard Ace , Boris Gardiner e Richard Moss.
Logo depois uniu-se a Seaton e registraram um número de lados populares juntos, produzidos por Dodd, incluindo“Joy bells ", " I'll be there " e "Lover Man". Eles também cantaram solo para o produtor em torno deste tempo, Seaton gravou " I'm so happy, " energy ", "Hold On", e Stewart cantou 'All Of My Love', ' Leave Me Alone "e" Day After Day. ".
Por volta de 1963, a dupla recrutou um cantor local, Maurice Roberts (nascido em 02 de julho de 1945, também em Kingston), formando assim um trio vocal que logo adotou o nome The Gaylads. Depois de passar os meses seguintes aperfeiçoando suas harmonias, o trio começou a gravar para Dodd, imediatamente encontraram o sucesso com uma sucessão de hits jamaicanos, incluindo 'Whap Whap', 'There will come a day "e" what's wrong with me ". Conforme o tempo passava, o grupo continuou a manter um perfil elevado no cenário musical jamaicano com uma série de gravações que ilustrou os seus gostos cosmopolitas. Em torno deste tempo Seaton também havia se tornado rapidamente envolvido em um grupo local, The Astronauts, que ele liderou em número de gravações, incluindo " I do not need your love any longer " , " When the Church Bells Ring '(lançado na própria etiqueta dos Astronautas), e um punhado de lados para o produtor Justin “Phillip” Yap da Top Deck. Meados dos anos sessenta viu uma pausa nas atividades do grupo, mas em 1966, o trio estava de volta no centro das atenções com uma série de hits jamaicanos, que incluiu 'Lady With The Red Dress', 'Stop Making Love "," Do not Say No "e “Not Good Girl ', o grupo também se tornou cada vez mais envolvidos em trabalhos para Coxsone Dodd no Studio One, apoiando artistas como Ken Boothe e Slim Smith, mas raramente receberam créditos de etiqueta para tais contribuições. Dodd também deu a Seaton a responsabilidade de audição de novos talentos e em pouco tempo o cantor havia trazido os gostos dos Heptones e The Melodians a atenção do produtor. Seaton também começou a fornecer canções para outros artistas para gravar, o mais notável dos quais neste momento foi Ken Boothe com a música , “The Girl I Left Behind ".
Até este período, os Gaylads tinham sido forçados a trabalhar dentro das limitações vocais impostas pelo ritmo Ska, mas com o advento da evolução para o som mais lento o Rocksteady, o trio teve a liberdade de desenvolver arranjos vocais mais sofisticados. Como resultado, as gravações do grupo se tornaram cada vez mais clássicos sublimes do Rocksteady. Estes incluíram 'Love Me with all your heart "," How Can I Go On "," The Beat Soul', 'I Am Free, "" Red Rose, "" She Cried " e " Go Away ", os quais foram incluída em seu álbum de estréia de 1967, "The Beat Soul '(aka' Rocksteady '). O conteúdo musical de seu segundo álbum, 'Sunshine is Gold ", foi um completo contraste, principalmente com uma mistura de folk, calypso e padrões pop, desprovido dos ritmos Rocksteady, com exceção da faixa ", África ".
Stewart decidiu deixar o grupo para se concentrar em sua carreira solo. Ele imediatamente encontrou o sucesso com uma série de gravações populares para a produtora Sonia Pottinger, incluindo " That's Life ',' Tell Me Baby ',' e lets have some fun ", "Dance With Me" e " rocking sensation ". Ele continuou a gravar para a produtora em 1970, lançando uma série de excelentes singles, que culminou em seu álbum de estréia, 'Stay A Little Bit Longer ". Ao início dos anos setenta, no entanto, ele havia cansado do negócio da música e aliviou-se por completo de seu trabalho de gravação.
Seaton e Roberts ao longo dos primeiros meses de 1969, gravaram para um número de produtores com diferentes graus de sucesso. Depois de gravar 'Wha she do now "," Give It Up "," Let's do Reggae "e" Room For Rent "(aka" the same things ") no estúdio Randy em Kingston, a dupla regravou o último, juntamente com 'I seen my slander "(aka" If you do not mind ") para Lee “Scratch” Perry . No final do ano, a dupla assinou contrato com uma lista cada vez mais impressionante de artistas, que na época incluía Jimmy Cliff, The Maytals, Ken Boothe, The Melodians, Desmond Dekker, The Pioner e Bob Marley & The Wailers. A soulful marcou o início de um período de enorme sucesso para Os Gaylads e uma coleção de singles sublimes sendo seguidos. Entre estes foram "Tell the children the truth ", "Soul Sister" e versões de The Impressions " that's what love will do ', Nina Simone" Young, Gifted & Black', Tommy Edwards “It's all in the game” e James Taylor "Fire And Rain", o último fornece a faixa-título do terceiro álbum do trio. Na maioria desses lados, um terceiro vocal tinha sido fornecido por Howard Barrett (ex-The Paragons) e Ricky Grant, ambos que se tornaram membros temporários do grupo em torno deste tempo.
Enquanto isso, além de seu trabalho com os Gaylads, Seaton também esteve envolvido em projetos com Lloyd Charmers e Weston Pete, e também formou a banda Conscious Minds, composta por ele e, Roberts, juntamente com Ken Boothe e Joe White.
Os hits continuaram para os Gaylads em 1971, com a extremamente popular ' My Jamaican Girl "e” the beautiful" people crying "emitida no início. Em agosto, no entanto, sua carreira sofreu um grande revés quando Leslie Kong o então podutor do grupo sofreu um ataque cardíaco fatal, deixando o grupo sem um produtor. Apesar da tragédia, Seaton e Roberts logo se viram de volta na pista com o enorme sucesso " can not hide Feeling '(' This feeling I can not hide 'or aka' My Love '), que Seaton havia dado ao produtor Rupie Edwards para liberar.
Ao longo dos próximos meses, os Gaylads divulgou um número de singles, incluindo ' The Guy Next Door ', 'You can not go far "e um medley de seus sucessos Ska e Rocksteady, intitulado' Seven In One '. Até o final do ano, no entanto, Seaton decidiu concentrar-se em projetos solo e deixou o grupo por completo. Embora Maurice Roberts logo encontrou substitutos capazes nos irmãos, Randell e Thaxter Hopeton, o novo grupo nunca foi capaz de igualar o sucesso consistente conseguido anteriormente nos dias de glória dos Gaylads.
Para o final da década de setenta, o novo grupo lançou um álbum digno, intitulado " Love and understanding ", que eles lançaram com o nome dos Gayladds, mas não conseguiu muito sucesso. Mais tarde, todas as referências ao antigo nome foram retiradas por completo, eles se tornaram cantores regulares de apoio para Bunny Wailer.
Ao longo dos anos setenta e oitenta, Seaton continuou cantando e gravando, lançando uma série de álbuns com soul (incluindo “Dancing Shoes”), ao mesmo tempo, tornando-se profundamente envolvido na proteção do direitos dos artistas jamaicanos.
No verão de 1991, Stewart e Seaton cantaram juntos no show Studio One na Jamaica e em novembro de 1993, todos os três membros originais reuniram-se pela primeira vez em 25 anos, quando eles tocaram no show Rocksteady Reunion, em Kingston.
Logo depois uniu-se a Seaton e registraram um número de lados populares juntos, produzidos por Dodd, incluindo“Joy bells ", " I'll be there " e "Lover Man". Eles também cantaram solo para o produtor em torno deste tempo, Seaton gravou " I'm so happy, " energy ", "Hold On", e Stewart cantou 'All Of My Love', ' Leave Me Alone "e" Day After Day. ".
Por volta de 1963, a dupla recrutou um cantor local, Maurice Roberts (nascido em 02 de julho de 1945, também em Kingston), formando assim um trio vocal que logo adotou o nome The Gaylads. Depois de passar os meses seguintes aperfeiçoando suas harmonias, o trio começou a gravar para Dodd, imediatamente encontraram o sucesso com uma sucessão de hits jamaicanos, incluindo 'Whap Whap', 'There will come a day "e" what's wrong with me ". Conforme o tempo passava, o grupo continuou a manter um perfil elevado no cenário musical jamaicano com uma série de gravações que ilustrou os seus gostos cosmopolitas. Em torno deste tempo Seaton também havia se tornado rapidamente envolvido em um grupo local, The Astronauts, que ele liderou em número de gravações, incluindo " I do not need your love any longer " , " When the Church Bells Ring '(lançado na própria etiqueta dos Astronautas), e um punhado de lados para o produtor Justin “Phillip” Yap da Top Deck. Meados dos anos sessenta viu uma pausa nas atividades do grupo, mas em 1966, o trio estava de volta no centro das atenções com uma série de hits jamaicanos, que incluiu 'Lady With The Red Dress', 'Stop Making Love "," Do not Say No "e “Not Good Girl ', o grupo também se tornou cada vez mais envolvidos em trabalhos para Coxsone Dodd no Studio One, apoiando artistas como Ken Boothe e Slim Smith, mas raramente receberam créditos de etiqueta para tais contribuições. Dodd também deu a Seaton a responsabilidade de audição de novos talentos e em pouco tempo o cantor havia trazido os gostos dos Heptones e The Melodians a atenção do produtor. Seaton também começou a fornecer canções para outros artistas para gravar, o mais notável dos quais neste momento foi Ken Boothe com a música , “The Girl I Left Behind ".
Até este período, os Gaylads tinham sido forçados a trabalhar dentro das limitações vocais impostas pelo ritmo Ska, mas com o advento da evolução para o som mais lento o Rocksteady, o trio teve a liberdade de desenvolver arranjos vocais mais sofisticados. Como resultado, as gravações do grupo se tornaram cada vez mais clássicos sublimes do Rocksteady. Estes incluíram 'Love Me with all your heart "," How Can I Go On "," The Beat Soul', 'I Am Free, "" Red Rose, "" She Cried " e " Go Away ", os quais foram incluída em seu álbum de estréia de 1967, "The Beat Soul '(aka' Rocksteady '). O conteúdo musical de seu segundo álbum, 'Sunshine is Gold ", foi um completo contraste, principalmente com uma mistura de folk, calypso e padrões pop, desprovido dos ritmos Rocksteady, com exceção da faixa ", África ".
Stewart decidiu deixar o grupo para se concentrar em sua carreira solo. Ele imediatamente encontrou o sucesso com uma série de gravações populares para a produtora Sonia Pottinger, incluindo " That's Life ',' Tell Me Baby ',' e lets have some fun ", "Dance With Me" e " rocking sensation ". Ele continuou a gravar para a produtora em 1970, lançando uma série de excelentes singles, que culminou em seu álbum de estréia, 'Stay A Little Bit Longer ". Ao início dos anos setenta, no entanto, ele havia cansado do negócio da música e aliviou-se por completo de seu trabalho de gravação.
Seaton e Roberts ao longo dos primeiros meses de 1969, gravaram para um número de produtores com diferentes graus de sucesso. Depois de gravar 'Wha she do now "," Give It Up "," Let's do Reggae "e" Room For Rent "(aka" the same things ") no estúdio Randy em Kingston, a dupla regravou o último, juntamente com 'I seen my slander "(aka" If you do not mind ") para Lee “Scratch” Perry . No final do ano, a dupla assinou contrato com uma lista cada vez mais impressionante de artistas, que na época incluía Jimmy Cliff, The Maytals, Ken Boothe, The Melodians, Desmond Dekker, The Pioner e Bob Marley & The Wailers. A soulful marcou o início de um período de enorme sucesso para Os Gaylads e uma coleção de singles sublimes sendo seguidos. Entre estes foram "Tell the children the truth ", "Soul Sister" e versões de The Impressions " that's what love will do ', Nina Simone" Young, Gifted & Black', Tommy Edwards “It's all in the game” e James Taylor "Fire And Rain", o último fornece a faixa-título do terceiro álbum do trio. Na maioria desses lados, um terceiro vocal tinha sido fornecido por Howard Barrett (ex-The Paragons) e Ricky Grant, ambos que se tornaram membros temporários do grupo em torno deste tempo.
Enquanto isso, além de seu trabalho com os Gaylads, Seaton também esteve envolvido em projetos com Lloyd Charmers e Weston Pete, e também formou a banda Conscious Minds, composta por ele e, Roberts, juntamente com Ken Boothe e Joe White.
Os hits continuaram para os Gaylads em 1971, com a extremamente popular ' My Jamaican Girl "e” the beautiful" people crying "emitida no início. Em agosto, no entanto, sua carreira sofreu um grande revés quando Leslie Kong o então podutor do grupo sofreu um ataque cardíaco fatal, deixando o grupo sem um produtor. Apesar da tragédia, Seaton e Roberts logo se viram de volta na pista com o enorme sucesso " can not hide Feeling '(' This feeling I can not hide 'or aka' My Love '), que Seaton havia dado ao produtor Rupie Edwards para liberar.
Ao longo dos próximos meses, os Gaylads divulgou um número de singles, incluindo ' The Guy Next Door ', 'You can not go far "e um medley de seus sucessos Ska e Rocksteady, intitulado' Seven In One '. Até o final do ano, no entanto, Seaton decidiu concentrar-se em projetos solo e deixou o grupo por completo. Embora Maurice Roberts logo encontrou substitutos capazes nos irmãos, Randell e Thaxter Hopeton, o novo grupo nunca foi capaz de igualar o sucesso consistente conseguido anteriormente nos dias de glória dos Gaylads.
Para o final da década de setenta, o novo grupo lançou um álbum digno, intitulado " Love and understanding ", que eles lançaram com o nome dos Gayladds, mas não conseguiu muito sucesso. Mais tarde, todas as referências ao antigo nome foram retiradas por completo, eles se tornaram cantores regulares de apoio para Bunny Wailer.
Ao longo dos anos setenta e oitenta, Seaton continuou cantando e gravando, lançando uma série de álbuns com soul (incluindo “Dancing Shoes”), ao mesmo tempo, tornando-se profundamente envolvido na proteção do direitos dos artistas jamaicanos.
No verão de 1991, Stewart e Seaton cantaram juntos no show Studio One na Jamaica e em novembro de 1993, todos os três membros originais reuniram-se pela primeira vez em 25 anos, quando eles tocaram no show Rocksteady Reunion, em Kingston.
Discografia:
http://www.discogs.com/artist/Gaylads,+The#p=3&t=Releases_All
Nenhum comentário:
Postar um comentário