quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bunny Lee


Edward O'Sullivan Lee, mais conhecido como Bunny “Striker” Lee (nascido em 23 de agosto de 1941) é um produtor musical de destaque, prolífico e de sucesso mais conhecido por seu trabalho na década de 1960 e 1970. Lee começou sua carreira trabalhando como plugger record de etiqueta para Duke Reid na Treasure Isle, em 1962, depois derealizar as mesmas funções para Leslie Kong. Ele, então, mudou-se para trabalhar com Ken Lack, inicialmente em uma função administrativa, antes de assumir tarefas de engenharia,  Lee depois se mudou para a produção, Lee então pruduz seu primeiro sucesso que foi Music Field para o cantor Roy Shirley em 1967. Ele fundou então sua propria etiqueta de gravação a Lee’s Label e produziu sucessos adicionais durante 1967-68 por Lester Sterling , Stranger  Cole, Derrick Morgan, Slim Smith e The Uniques ("my Conversation"), Pat Kelly , The Sensation, estabelecendo-o como um dos maiores produtores da Jamaica. Entre 1969 e 1972, ele produziu hits clássicos como Slim Smith, " Love the needs of all ", Delroy Wilson "Better Must Come", Eric Donaldson "Cherry Oh Baby", e "Stick By Me" de John Holt. Lee foi um pioneiro do reggae nos estados Unidos, licenciou suas produções para os irmãos Palmer (Pama) e Trojan Records no início de 1970.
             Em meados dos anos 1970 Lee trabalhou com o seu cantor de maior sucesso , Johnny Clarke, bem como Owen Gray e Cornell Campbell, e junto com Lee "Scratch" Perry, ele quebrou o domínio de Coxsone Dodd e Reid Duke.  Este era também o surgimento do "flying cymbal" (pratos voando) desenvolvido pelo baterista Carlton 'Santa' Davis,  com a banda de sessão de Lee The  Aggrovators. Essa batida é mais diferente da batida convencional do reggae que é o one drop e foi muito usada na epoca pelo produtor.
           Lee foi fundamental na produção de música dub, juntamente com o amigo e pioneiro do dub King Tubby no início de 1970. Lee e Tubby estavam experimentando novas técnicas de produção, trabalhando com equipamentos que hoje seria considerado primitivo e limitante, que produziu faixas que consistiu principalmente as partes de ritmo distorcida ou alterada misturado com versões de uma canção e com o baixo e a bateria em maior destaque. Lee incentivou Tubby a mixar cada vez mais dubs selvagens, às vezes incluindo efeitos sonoros como trovões e tiros. Além de King Tubby,  outros como Prince Jammy e Philip Smart  também trabalharam extensivamente em produções de Lee.
             Além de lados em dub e instrumentais, Lee seria um dos primeiros produtores a realizar o potencial de reutilização do mesmo ritmo, ou seja a mesma faixa com diferentes cantores e deejays,  em parte por necessidade. Ao contrário de alguns dos outros grandes produtores Bunny Lee não tinha seu próprio estúdio, ele tinha que pagar aluguel de estúdio para gravar suas produções.
         A segunda metade da década de 1970, Lee trabalhou com alguns dos melhores novos talentos da Jamaica, que incluia Linval Thompson, Leroy Smart , e Barry Brown . Durante o final de 1970 Lee produziu quase todos os Toasters (deejays) de destaque na época, tais como Dennis Alcapone, U-Roy, I-Roy, Prince JazzBo, U Brown, Dr. Alimentado, Jah Stitch,
Trinity e Tapper Zukie . A maioria destes eram produções rápidas, normalmente para o clássico Studio One ou Treasure Isle. O objetivo era obter versões de deejay nas ruas rapidamente e foram geralmente explicitadas no estúdio de King Tubby no distrito Waterhouse em Kingston. No início de 1980, Lee comprou o estúdio de Joe Gibbs, e continuou produzindo, ainda que de forma menos prolífico do que na década de 1970.
    Em 1982, um episódio dos
Deep Roots 4 channels
documentários da série foi dedicado a Lee. Filmado na sala de controle do estúdio de King Tubby incluiu uma longa conversa com ele e alguns dos músicos que ele tinha trabalhado ao longo dos anos, incluindo Delroy Wilson, Johnny Clarke, Príncipe JazzBo e Jackie Edwards. Em seguida, ele mostra Lee produzindo um dub enquanto Prince Jammy mixa, o programa foi lançado em DVD em janeiro de 2008.



produções


Albúns engenhados por Bunny Lee


http://www.roots-archives.com/artist/550

Nenhum comentário:

Postar um comentário