quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Clancy Eccles

     Clancy Eccles nasceu no dia 9 de dezembro de 1940 em Dean Pen, St. Mary Jamaica,  era um cantor que viveu e participou da evolução da música jamaicana nos anos 60 tendo canções gravadas em Ska e em Reggae. Clancy era também compositor, arranjador, promotor, produtor de discos e caçador de talentos . Conhecido principalmente por suas obras iniciais de reggae, ele trouxe uma dimensão política a esta música. Sua banda de estúdio era conhecida como The Dynamites.
    Filho de um alfaiate , Eccles passou sua infância no interior da freguesia de Saint Mary, onde teve uma infância itinerante, devido à necessidade de seu pai para viajar pela Jamaica à procura de trabalho, ele costumava ir regularmente à igreja, e ele tornou-se influenciado pelo canto espiritual. Eccles começou sua carreira profissional ainda adolescente, trabalhando no circuito do hotel North Coast, em meados dos anos 1950. Ainda em sua adolescência mudou-se para Ocho Rios, onde cantou à noite em vários shows, com artistas como The Blues Busters, Higgs Wilson e Brown Buster.  Mudou-se para Kingston em 1959, onde iniciou sua carreira de gravação. Fez seu primeiro registrado para Coxsone Dodd, que tinha organizado um show de talentos em que Eccles era um dos participantes.
    Eccles teve seu primeiro sucesso em 1961, com a música “early Freedom”, que foi gravada em 1959, e foi destaque no sistema de som de Dodd. Foi uma das primeiras canções jamaicanas com letras socialmente orientada. A canção discutiu o conceito de repatriamento para a África, uma idéia desenvolvida pelo movimento Rastafari, a canção se tornou o primeiro hit jamaicano a ser utilizado para fins políticos; Alexander Bustamante, fundador do Partido Trabalhista da Jamaica e então ministro-chefe da Jamaica adotou por sua luta contra a Federação das Índias Ocidentais em 1960. Nos anos seguintes, Eccles teve outras canções de sucesso, misturando influências da dança, rhythm and blues com ritmo Ska, como "River Jordan" e "Hallelujah Glory".      Em 1962, ele começou a promover shows, ele organizou concertos de The Clarendonians em 1963, e para The Wailers em 1964 e 1965, ele lançou concursos de busca de talentos, como o Battle of the Stars, Clancy Eccles Revue, Independent magazine e " Reggae Soul Revue, a partir do qual surgiram estrelas como Barrington Levy e Culture.
    A partir de 1963, ele gravou com produtores como Charlie Moo (parceiro de negócios de Leslie Kong) e marido de Sonia Pottinger. Ele não poderia viver de sua música, então ele deixou em 1965 para trabalhar como alfaiate em Annotto Bay. Durante este período, ele fez roupas de palco para os músicos, como Kes Chin, The Mighty Vikings,  Byron Lee & the Dragonaires, Carlos Malcolm e The Blues Busters. 
Ele voltou à música em 1967, produzindo suas próprias gravações bem como as de outros artistas. Ele fez sucesso com a produção da canção "Say you're saying ",  para Monty' Morris Eric e com a sua própria música "Feel The Rhythm", um dos vários recordes que foram fundamentais na mudança do rocksteady para o reggae. Eccles também foi creditado com a derivação “Reggae” o nome de “streggae”, gíria Kingstoniana para uma menina de bom tempo.  primeiro hit de Eccles nessa època foi " What will be your Mama Say”, que foi lançado pelo recém-criado selo inglês, Pama Records. Em 1968 sua canção "Fattie Fattie" tornou-se um skinhead reggae clássico, junto com suas produções de gravações de Burning para o dj King Stitt ("Song of Fire", "Van Cleef", "Shuffle Herbman"). Eccles gravou muitos instrumentais de órgão lideradas com sua banda de sessão The Dinamites. Em 1970, Eccles ajudou a pavimentar o caminho para o gênero de música dub, liberando uma versão instrumental de "Shuffle Herbman" chamado "Phantom", que era um instrumental focado na linha de baixo.
    Ele gravou e produziu artistas como Alton Ellis, Joe Higgs, a Trinidian Lord Creator ("Kingston Town"), Larry Marshall, Hemsley Morris, Earl Lawrence, The Beltones, Glen Ricks, Cynthia Richards, Buster Brown e Beres Hammond. Ele ajudou  Lee Perry a criar sua gravadora Upsetter em 1968, após Perry deixar o emprego no Studio One de Coxsone  Dodd, ele também ajudou a "Niney" Winston Holmes (mais tarde conhecido como 'The Observer') gravar seu primeiro sucesso como produtor em 1971 ("Blood & Fire "). 
    Um militante socialista, Eccles foi nomeado como assessor na indústria da música de Michael Manley Popular Partido Nacional (PNP) e participou em 1972, das eleições ministeriais na Jamaica organizando um "Bandwagon", com músicos como Bob Marley & The Wailers, Dennis Brown , Max Romeo, Delroy Wilson e Inner Circle, realizando em torno da ilha em apoio à campanha de Michael Manley. Ao longo da década de 1970 ele permaneceu perto de Manley e escreveu várias canções em louvor do programa PNP. 
    No final de 1970, Eccles teve mais sucesso como produtor com gravações de Tito Simon, bem como colaborações com King Tubby. Após o década de 1970, novas gravações de Eccles eram raras, ele se concentrou na promoção de concertos ao vivo e re-edições de seu catálogo. Eccles morreu em 30 de junho de 2005 em um hospital em Spanish Town de complicações cardíacas. O filho de Eccles, Clancy Eccles Jr., seguiu seu pai no negócio da música, inicialmente atuando como simplesmente "Clancy".



Nenhum comentário:

Postar um comentário