O Dub surgiu na Jamaica no final da década de 1960. Inicialmente era apenas uma
forma de remix de músicas reggae, nos quais se retirava grande parte dos vocais e
se valorizavam o baixo e a bateria. Muitas vezes também se incluía efeitos sonoros como tiros, sons de animais,
sirenes de polícia, etc. Suas bases foram usadas posteriormente em todos os
estilos de música eletrônica moderna, inclusive o Rap, que teve sua criação
diretamente ligada ao dub quando Jamaicanos migraram para os EUA e divulgaram a
técnica. No dub os "improvisadores" (freestylers no
rap) são chamados "toasters", os "rimadores"
(rappers no rap) são chamados "DJ" e os DJ's (Disc
Jockey no rap) são chamados "selectors" ou "selectas",
"seletores" no Brasil. Hoje em dia o dub é considerado um estilo musical, não mais mera forma de remix.
O dub é caracterizado por ser uma
versão de músicas existentes, tipicamente enfatizada pelas batidas da bateria e as linhas arrojadas de baixo. As trilhas instrumentais são saturadas de efeitos
processados (delay
e reverb) aplicados a pedaços da letra e
em algumas peças da percussão, enquanto os outros instrumentos passeiam
entrando e saindo da mixagem, e algumas vezes do tempo da
música. Uma outra característica do dub é o baixo encorpado com tons bem
graves. A música incorpora, além de efeitos processados, outros ruídos como
cantar de pássaros, trovões e relâmpagos, fluxo de água, e algumas inserções de
vocais externos; pode ser mixada ao vivo por DJs, aumentando o grau de detalhes sonoros.
Essas versões são geralmente
instrumentais, algumas vezes incluindo trechos de vocais da versão original.
Freqüentemente essas faixas são usadas por toasters (espécie
de oradores) em rimas expressivas e de grande impacto com letras aliteradas,
que são chamadas de remixes de DJs. Como oposto da terminologia hip-hop, no dub quem comanda o microfone
é chamado de DJ (também chamado de MC – Microfone Commander ou Master
of Ceremony), enquanto quem escolhe as músicas e opera os toca-discos é o seletor.
A maior razão da produção de
várias versões é a economia: um produtor pode usar uma gravação própria para
produzir inúmeras versões dentro de uma única sessão de estúdio. Essas versões
são também uma oportunidade para exercitar o lado criativo do produtor e do
engenheiro de som. Normalmente essas versões eram lançadas no lado B dos
singles, enquanto o lado A era exclusivo para o lançamento de hits.
Principais artistas
O produtor Jamaicano King Tubby é considerado o pioneiro do dub.
Lee "Scratch" Perry e o inglês Mad Professor são outros nomes conhecidos. Mrom é o
autor da versão dub de "One Love", de Bob Marley. Inclui duas versões diferentes,
com modificações leves (LSD Version) e pesada (Extra Lysergic).
Lista de artístas:
- 10 Ft. Ganja Plant
- Abassi All Stars
- Alpha & Omega
- Augustus Pablo
- Bush Chemists
- Centry
- Digitaldubs
- Dub Is A Weapon
- Dub Terror
- Dub Trio
- Dreadzone
- Dubmatix
- Fat Freddy's Drop
- High Tone
- Kanka
- Keith Hudson
- King Earthquake
- King Tubby
- Jah Shaka
- Joe Gibbs
- Lee "Scratch" Perry
- Linton Kwesi Johnson
- Mad Professor
- Mikey Dread
- Prince Far I
- Prince Jammy
- Salmonella Dub
- Scientist
- Sly and Robbie
- The Upsetters
- The Revolutionaries
- Vibronics
- Yabby You
- Zion Train
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dub
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