quarta-feira, 5 de setembro de 2012

The Melodians


The Melodians é um dos maiores grupos de rocksteady e reggae da Jamaica, formado na área de Greenwich Town Kingston em 1965 por Tony Brevett(Irmão do já falecido baixista do Skatalites Lloyd Brevett), Brent Dowe, e Trevor McNaugton. Em 1966, eles fizeram sua gravação de estréia com o produtor Clement”Coxsone”Dodd no Studio One, com as versões “Lay It On”, “Meet Me”, “I Shold Have Made It Up” e “Let's Join Hands (Together)” no início de 1967 The Melodians gravaram para Duke Reid na Treasure Isle gravações de sucesso como “You got me”, Expo 67”, “I'll Get Along Without You”, “You do not need me”que contou com a participação de U Roy), e “Come on Little Girl”. Estas canções estabeleceu eles como  o grupo de sonoridade vocal mais doce da cena rocksteady.
Em 1968, devido a uma disputa financeira com Duke Reid os Melodians deixaram a Trasure Isle e juntaram-se com a produtora Sonia Pottiger, lançando a belissima música “Swing and Dinner”. Ainda em 1968 o trio juntou-se a Winston Lowe que tinha recém lançado o selo Bum, onde incluiu “When you there”, “Ring of Gold”, “you have it” e “personally speaking”. Eles também encontraram tempo para gravar sessões off para Sonia Pottiger e Coxsone Dodd, antes de voltar a trabalhar com Duke Reid no ano seguinte, no qual gravaram títulos notáveis como “Everybody Bawlin”, em 1969 eles começaram a gravar para outro produtor não menos importante que foi o  Leslie Kong, tendo assim uma audiência internacional muito boa e liberando alguns de seus mais aclamados sucessos como “Sweet Sensation”, “Rivers of Babylon, (cuja letra cita parabólas do salmo 137, e marcou o surgimento da consciência espiritual Rastafari.
Outros lançamentos de sucessos com Leslie Kong foram “It is my pleasure”, que foi emitido pela Trojan no Reino Unido onde atingiu um gráfico pop em janeiro de 1970, “A day seems so long”, “Say Say dear” e “It takes a miracle”. No entanto em agosto de 1971 a indústria da música jamaicana perdeu um de seus melhores talentos o então produtor Leslie Kong, que ainda no auge de sua carreira sofreu um ataque cardíaco fatal. Apesar do susto o grupo superou essa tragédia e gravaram alguns de seus melhores matériais como “This beautiful land”, produzida por Tony Brevett.
Em 1973 Brent Dowe deixou o grupo, apesar de “Rivers of Babylon” encontrar um novo público por meio de sua inclusão na trilha sonora do filme The Harder They Come. Tanto Dowe como Brevett passaram a gravar singles solo. Brevett já havia gravado matérial sem o grupo. Brent Dowe que também já havia gravado singles solo para Byron Smith e Leslie Kong, foi ainda mais prolífero, a gravação de uma série se singles populares para a produtora Sonia Pottiger resultou em seu primeiro álbum Build Me Up, emitido no início de 1974, ao longo dos próximos anos Dowe continuou a trabalhar com Sonia.
Em 1983 o trio se juntou novamente e gravou o álbum Irie Feeling  para a gravadora Ras Records, nos anos 90 eles continuaram  fazendo turnês internacionais e assim seguindo nos anos 2000, bem como sua aparição no Festival de Música de Sierra Nevada na Califórnia em 2002. Em novembro de 2005 The Melodians embarcaram em uma turnê bem sucedida, mas infelismente na noite do dia 28 de janeiro de 2005 depois de um ensaio Brent Dowe com 59 anos de idade sofreu um ataque cardíaco fatal. Os remanescentes do grupo Tony Brevett e Trvor McNaughton continuaram em turnê pela Europa e EUA, bem como gravação em honra de Brent.


Nenhum comentário:

Postar um comentário