sábado, 8 de setembro de 2012

Don Carlos

No dia 29 de Junho de 1952 nascia Euvin Spencer, no distrito de Waterhouse - Kingston – Jamaica, sem sombra de dúvidas esse dia foi muito especial pois estava nascendo uma das mais belas vozes que a música reggae já teve. Don Carlos, como é mais conhecido pelos seus fãs teve uma infância bastante difícil. O local onde o ídolo nasceu (o mesmo que ainda mora), é também o mesmo local onde nasceram outros nomes importantíssimos do reggae como Junior Reid e Prince Jammy, esse distrito era marcado pela criminalidade (às 6h da tarde, nem os Taxis se arriscavam a trafegar). Don Carlos ganhou o apelido de "Don" (que significa na Jamaica alguém respeitado, temido) graças e a sua popularidade conquistada na comunidade, onde mesmo com a violencia amedrontando toda a população, ele caminhava pelas ruas em qualquer horário sem ser importunado.
            Em 1965, Don Carlos fez a sua primeira gravação no "Federal Studios" em Kingston. O artista ganhou fama internacional a partir de 1983, quando o DJ Ken Williams começou a promover shows com outros grandes nomes como Eek a Mouse e Chalice para milhares de pessoas no Colégio de Manhattan em Nova York. Desde então a sua música o levou a África, Europa, America do Sul, Estados Unidos e muitas ilhas nos Oceanos Atlântico e Pacifico.
           Além da carreira solo, Don Carlos fez grande sucesso como vocalista do grupo Black Uhuru, trio formado em 1973 com Duckie Simpson e Rudolph Dennis. No entanto, com a primeira formação do Uhuru, Carlos só gravou um single, muito raro entre os colecionadores de Reggae de hoje. O artista só retornou ao Black Uhuru em 1990 e gravou dois álbuns: "Now" e "Iron Storm", tendo logo após voltado a sua carreira solo. Carlos diz que a inspiração para a sua música é o mundo pelo qual ele viajou e conheceu diversas pessoas onde pôde desenvolver sua educação e cultura. Don Carlos canta o otimismo em suas músicas levando aos ouvintes uma mensagem de respeito sempre.


Discografia:

Backing Vocals

Arranger

Nenhum comentário:

Postar um comentário