Sound Systems
A
história dos sound systems começou e se desenvolveu na periferia de Kingston,
depois se alastrou pelo mundo. Caminhões equipados com gerador de energia,
amplificador, toca-discos e enormes alto-falantes saíam pelas ruas promovendo
festas ao ar livre. Os DJs botavam pra rodar discos de ska e rocksteady,
ancestrais do reggae e do dub, acompanhados dos vocais dos MCs. Festas de rua
como essas são reproduzidas até hoje, por exemplo, no carnaval de Portobello
Road, reduto afro-terceiro-mundista de Londres.
Os
sound systems tornaram-se importantes veículos para a divulgação da moderna
música jamaicana. No Brasil, o Maranhão foi pioneiro ao adotar a ideia com as
radiolas - paredões de caixas acústicas -, não por acaso, abraçando o reggae.
Suas influências estão aí bem vivas, na pulsação dos sons graves que dão corpo
à música pop, nas festas de aparelhagem de Curitiba, Pará ao Rio de Janeiro e
nos bailes black de São Paulo.
No
contexto da cultura popular jamaicana, um sound-system(sistema de som) é um
grupo de disc-jóqueis, de coordenadores e de MCs do disco tocando ska,
rocksteady ou reggae. A cena do sound-system é considerada geralmente como uma
parte importante da história cultural jamaicana e como sendo responsável para a
ascensão de diversos gêneros musicais jamaicanos modernos. O conceito do
sound-system tornou-se primeiramente popular nos anos 50, nos guetos de
Kingston, DJs carregavam um caminhão com um gerador, umas plataformas
giratórias, altofalantes e instalação elétrica de rua enormes. No começo, o DJs
tocaram o ritmo e a música americanos do blues, mas como o tempo progrediu e
uma música mais local foi criada, o som migrou a um sabor local. Os
sound-systems eram um grande negócio, e representado de poucas maneiras certas
de fazer o dinheiro na economia instável da área. O promotor (DJ) faria seu
lucro carregando uma admissão mínima, e vendendo o alimento e o álcool. Não era
raro milhares de pessoas comparecerem.
Nos meados dos anos 1950, os sound-systems tinham eclipsado músicos em toda a
combinação com a finalidade dos partidos da plataforma. Pela segunda metade da
década, os sound-systems começaram a aparecer das oficinas dos especialistas
tais como Headley Jones, que construiu armários feitos sob medida para
altofalante conhecidos como ""House of Joy". Realizava-se
igualmente em torno deste tempo que a primeira estrela jamaicana mundial,o DJ e
MC Count Machuki (Winston Cooper) levantou-se à proeminência. Enquanto o tempo
progrediu, os sound-systems tornaram-se mais ruidosamente capazes de tocar
freqüências baixas de 30.000 watts ou mais, com a wattagem similar atingível no
"mid-range" e nas altas freqüências,e distante mais complexos do que
seus antecessores, os Djs gravavam com uma única competição da extensão do
"speaker" (fala).A competição entre estes sound-systems eram ferozes,
e eventualmente dois DJs emergeram como as estrelas da cena: Sir Clement
"Coxsone" Dodd e Duke Reid. A popularidade de um sound-system era
principalmente contingente em uma coisa,possuir uma música nova. A fim de
contornar o ciclo da liberação das etiquetas americanas de gravação, as duas
estrelas mundiais dos sound-systems migraram para a produção de gravação.
Inicialmente, produziram singles para seus próprios sound-systems, conhecidos
como " Exclusives" ou Dubplates,e emitiam uma edição limitada de uma
cópia por canção. O que começou como uma tentativa de copiar o R&B americano;usou
os músicos locais evoluídos em um gênero musical excepcionalmente jamaicano:o
Ska. Este deslocamento foi devido em parte ao fato que como R&B
americanizado foi abraçado por uma audiência pela maioria da parte branca,
adolescentes e evoluiu no rock and roll, proprietários dos sound-systems podia
já não podiam depender de um córrego constante de escolha e preferiram
rápido-baralhe danças e baladas.
Em resposta a este deslocamento
na fonte, produtores jamaicanos introduzidos a seu trabalho alguns dos
elementos originais do som jamaicano: guitarra rítmica que marcou a ênfase
pouco frequente e a marcação da bateria na terceira batida, por exemplo.Como
este formulário musical novo se tornou mais popular, Dodd e Reid começaram a
mudar-se mais seriamente na produção da música. O estúdio de produção de
Coxsone se transformou no famoso Studio One, enquanto o Duke Reid fundou a
Treasure Isle. . Enquanto os sound-systems continuaram a ganhar popularidade
com os anos 60 e os 70, tornaram-se politizados em muitos casos. Muitos
sound-systems e seus proprietários, foram etiquetados como suportes de um
partido político particular (tais como o PNP ou o JLP), mas a maioria dos
sistemas de som tentaram manter a neutralidade política. Não obstante, como um
fenômeno cultural e econômico, o sistema de som foi afetado pelas mudanças
sócias-político vastas que ocorreram na Jamaica neste tempo.Muitos artistas
conhecidos como "Toasters Djs" tiveram suas carreiras iniciadas
exatamente nos sound-systems,como U-Roy, I-Roy,King Stitt, Charlie Chaplin,
Dillinger, Trinity, Big Youth, Dr. Alimantado entre tantos outros. O
sound-system também originou esse estilo do reggae. na Jamaica começavam a se
popularizar os sound systems, nos anos 1950, a história dos sound systems começou e se
desenvolveu na periferia de Kingston, depois se alastrou pelo mundo. Caminhões
equipados com gerador de energia, amplificador, toca-discos e enormes
alto-falantes saíam pelas ruas promovendo festas ao ar livre. Os DJs botavam
pra rodar discos de ska e rocksteady, ancestrais do reggae e do dub,
acompanhados dos vocais dos MCs. Festas de rua como essas são reproduzidas até
hoje, por exemplo, no carnaval de Portobello Road, reduto
afro-terceiro-mundista de Londres.
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