quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Harry Johnson



Harry Zephaniah Johnson (conhecido como Harry J, nasceu em 6 de julho de 1945 em Westmoreland) é um produtor jamaicano de reggae, descendente de sicilianos e escocês,  ele é o dono do  Harry J Records localizado no 10 Roosevelt Avenue, Kingston 6, Jamaica WI.
Johnson começou sua carreira musical como baixista no grupo The Virtues, quando a banda se separou ele trabalhou como um vendedor de seguros. Apareceu primeiramente como produtor musical em 1968, quando ele lançou seu próprio selo, "Harry J", liberando o hit "No more Heartaches " do Beltones, uma das primeiras músicas reggae gravadas.  Seu acordo com Coxsone Dodd lhe permitiu utilizar as instalações do Studio One, onde produziu o hit "Cuss Cuss" com o cantor Lloyd Robinson, que se tornou um do mais gravados riddims na Jamaica.
Em outubro de 1969, ele teve sucesso no Reino Unido com " The Liquidator " (número 9 no UK Singles Chart), gravado com sua banda de apoio o Harry J All Stars (foi também um sucesso em 1980, atingindo o número 42). Este single se tornou um dos hinos de subcultura juvenil skinhead, juntamente com outros sucessos instrumentais lançados no Reino Unido através de sua própria subdivisão "Harry J" Trojan Records, em uma coletânea de mesmo nome.
        Durante a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2008, o candidato a presidencia Barack Obama usou a canção " I'll take you there em sua campanha. O início da canção "eu vou te levar lá" apresenta uma introdução que foi levantada a partir de "The Liquidator".
No início da década de 1970 ele teve grande sucesso com a dupla vocal Bob e Marcia com a música "Young, Gifted and Black". Suas produções também incluíram hits com DJs como Winston Blake ou Scotty, entre outros, e muitos dub versões.
Em 1972, Harry Johnson vendeu sua loja de discos e criou seu próprio estúdio de gravação "Harry J", na Avenida de Roosevelt de 10, Kingston Uptown, onde empregou Sid Bucknor e posteriormente Sylvan Morris como engenheiro residente de gravação. Harry J estúdio logo se tornou um dos mais famosos estúdios jamaicanos após ter gravado alguns discos de Bob Marley & The Wailers de 1973-1976 antes de começarem a gravar na Tuff Gong.
Como já foi dito Johnson é conhecido principalmente por seu Harry J Studio onde Bob Marley & The Wailers gravaram alguns de seus álbuns na década de 1970. O estúdio também foi um  ponto de encontro de muitos britânicos e outros músicos, incluindo os Rolling Stones, The Who e Grace Jones.
O contrato de Johnson com a Island Records levou-a gravar artistas como Burning Spear e The Heptones. Ao longo da década de 1970 e 1980, auxiliado pelo engenheiro de som Sylvan Morris, também gravou artistas como Ken Boothe, Augustus Pablo, The Cables e o cantor americano Johnny Nash e produziu álbuns de Zap Pow e Sheila Hylton. Em 2000, após sete anos de inatividade, Stephen Stewart (engenheiro, produtor, músico), que trabalhou nos primeiros anos ao lado de Sylvan Morris, remodelou e reabriu a Harry J Studio. Desde então, sob a gestão de Stephen Stewart o estúdio viu o retorno de artístas como Burning Spear, Toots Hibbert, Shaggy, Sly & Robbie, e novos projetos de Shakira, Papa Sam/Kirk Franklyn, Luciano e Sizzla só para mencionar alguns. O estúdio também apareceu no filme Rockers.

"Harry Johson faleceu no último dia 03 de abril aos 68 anos de idade, vá em paz grande mestre."


Nenhum comentário:

Postar um comentário