segunda-feira, 20 de maio de 2013

Joe Gibbs



   Joel Arthur Gibson mas conhecido por Joe Gibbs nasceu no dia 14 de outubro de 1942 em Montego Bay  na Jamaica e faleceu no dia 21 de fevereiro de 2008, foi um produtor de reggae jamaicano bem sucedido nos anos 1970.
   Joe Gibbs trabalhou como engenheiro de eletrônica nos Estados Unidos antes do início de sua carreira na música, ele eventualmente retornou a Kingston, Jamaica e abriu uma oficina elétrica com vendas e consertos de televisão como sua principal ocupação, e foi nesta loja que começou a vender discos. O rápido crescimento da cena musical local que o encorajou a se envolver mais no mundo da música, e em 1967 ele começou a gravar alguns artistas nos fundos de sua loja com uma máquina de fita de duas vias juntamente com o produtor  Lee Perry que havia terminado sua associação com Clement "Coxsone" Dodd. Em 1968 com a ajuda de Bunny Lee, lançou sua gravadora da Amalgamated e teve seu primeiro sucesso com uma canção ainda no estilo rocksteady a música  "Hold them" do Roy Shirley.
   Quando Perry decidiu deixa-lo para iniciar seu próprio selo, o Upsetter, Gibbs inscreveu o jovem Winston”Niney” Holness,(mais tarde conhecido como Niney The Observer) que ajudou a manter as suas produções no topo das paradas. Durante o período de rocksteady até 1970, ele tinha atingido registros com vários artistas incluindo The Pioneers, Errol Dunkley e Ken Parker. Ele também trabalhou com bandas como Lynn Taitt e o Jets (incluindo o organista Ansel Collins e Tommy McCook, Johnny "Dizzy" Moore, Bobby Ellis e Vin Gordon) ou The Hippy Boys, (com os irmãos Barrett como a seção rítmica) de apoio.
   Dedicou-se exclusivamente na produção do então novo som que estava efevercendo na ilha o então reggae após seu primeiro sucesso internacional "Love of the Common People" por Nicky Thomas (9º na parada de Singles do Reino Unido no Verão de 1970). Gibbs gravou ainda os artistas de Rock Steady que inicialmente havia trabalhado com ele, artistas como The Heptones, Delroy Wilson e The Ethiopians. Os dois volumes de suas compilações de singles, The Heptones & Friends foram bestsellers na Jamaica. Em 1972 após ter movido seu estúdio do bairro Park Duhaney, montou um novo em outro bairro e começou a trabalhar com o engenheiro de som Errol Thompson, que trabalhava no estúdio Randy. Juntos eles eram conhecidos como "The Mighty Two", e junto com sua banda de estúdio The Professionals (incluindo o baixista Robbie Shakespeare, o baterista Sly Dunbar e o guitarrista Earl "Chinna" Smith), eles produziram centenas de singles, incluindo os hits " Money in my pocket " de Dennis Brown, "Oh that is" do Big Youth e " Dump " por Black Uhuru. A dupla trabalhou em mais de 100 hits número 1 da jamaica.
   Em 1975, montou seu novo estúdio e manteve-se produzindo artistas jamaicanos sob vários nomes de rótulo (Crazy Joe, Reflections, Belmont, City Country). Ele teve sucesso novamente com a cena crescente do roots reggae, rockers, produzindo sempre artistas de peso como: Dennis Brown, Jacob Miller, Sylford Walker, The Mighty Diamonds, Gregory Isaacs, Prince Alla e Junior Byles.
   O álbum do Culture de 1977 Two Sevens Clash foi uma grande influência sobre a então emergente cena punk e uma produção internacionalmente aclamada. O álbum foi citado pela banda de punk rock The Clash. Outros artistas de sucesso produzidos pela poderosa dupla durante o final dos anos 1970 incluem: Marcia Aitken, Althea & Donna, John Holt, Barrington Levy, Cornell Campbell, Dean Fraser, Delroy Wilson, Beres Hammond, Ranking Joe, Prince Jazzbo, príncipe Mohammed, Dillinger, Trinity, Prince Far I, Clint Eastwood,-Roy e Kojak & Liza.
   Na década de 1980 e 1990 Gibbs trabalhou com a cantora J.C. Lodge, nos anos 2000 ele se uniu com Errol Thompson e Sydney Crooks” The Pioneers”. Antes de sua morte, Gibbs também entrou no negócio com Chris Chin da VP Records, que foi um de seus últimos empreendimentos.
   Ele não era casado quando  morreu de um ataque cardíaco em 21 de fevereiro de 2008 mas deixou 12 filhos.

Discografia:

Produções

Aparece também

Discos engenhados por Gibbs


  http://www.roots-archives.com/artist



Nenhum comentário:

Postar um comentário