quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Leroy Sibbles

Leroy Sibbles

                                                 The Heptones


Leroy Sibbles (nascido em 29 de janeiro de 1949) é um produtor e músico de reggae jamaicano, ele foi o vocalista do The Heptones na década de 1960 e 1970. Além de seu trabalho com The Heptones, Sibbles era um baixista das sessões e arranjador em gravação para Clement "Coxsone" Dodd no Studio One durante a década de 1960 prolífico foi descrito como "o maior conjunto  na história do reggae" por Kevin o ' Brien Chang e Wayne Chen em suas rotas de Reggae em um livro de 1998.
Filho de uma comerciária, Sibbles começou a cantar e tocar violão em Trench Town na década de 1950. Barry Llewellyn e Earl Morgan formaram o The Heptones em 1958, Sibbles estava em um grupo rival junto com dois amigos. Sibbles juntou-se ao The Heptones em 1965, depois que os dois grupos competiram em um concurso de esquina.
O trio fez suas primeiras gravações para Ken falta em 1966 com "School Girl" e " Gun man coming to town ". Embora as músicas não alcançarem o status de sucesso, a última composição feita as listas de reprodução no rádio Jamaica Rediffusion (RJR). Moveram-se para o Studio One de Clement "Coxsone" Dodd, onde permaneceram até 1971.
The Heptones estavam entre os grupos mais influentes da era rock steady, juntamente com The Pioneers, The Gaylads, The Paragons, The Uniques e The Techniques. Além de seu trabalho como cantor e compositor, Sibbles contribuiu para a produção conjunta do Studio One como baixista durante a década de 1960. O tecladista e arranjador Jackie Mittoo incentivou Sibbles a tocar baixo, quando ele precisava de um baixista para seu trio de Jazz.
         Sibbles era parte do grupo de sessão do Studio One conhecido como Sound Dimension e Soul Vendors, eram supervisionados pelo engenheiro Sylvan Morris, fizeram apoio para varios vocalistas como Bob Andy, Alton Ellis, Horace Andy, Carlton Manning, The Abyssinians, The Gladiators, Willi Williams, Ken Boothe, John Holt, Burning Spear, Dennis Brown, Slim Smith e muitos outros.
Depois de sua saída do Studio One, Sibbles e os Heptones gravaram para outros produtores, incluindo Lee Perry,  Harry Johnson, JoJo Hoo Kim, Niney The Observer, Clive Chin, Gussie Clarke, Lloyd Campbell, Prince Buster, Ossie Hibbert, Phil Pratt, Harry Mudie, Geoffrey Chung, Danny Holloway, Rupie Edwards e Joe Gibbs.
Leroy Sibbles é dono sem sombra de dúvidas de uma das mais belas vozes do reggae de todos os tempos, seus trabalhos tanto com o The Heptones como em carreira solo são na minha opnião dos mais belos.

Discografia solo
  • Now (1980), Micron
  • Strictly Roots (1980), Micron
  • On Top (1982), Micron
  • The Champions Clash (1985), Kingdom - with Frankie Paul
  • Selections (1985), Leggo Sounds - also released as Mean While (1986), Attic
  • It's Not Over (1995), VP
  • Come Rock With Me (1999), Heartbeat
  • Reggae Hit Bass Lines (2009), Ernie B
Fonte de pesquisa: en.wikipedia.org/wiki/Leroy_Sibbles

Nenhum comentário:

Postar um comentário